terça-feira, 29 de julho de 2025

.:. Caminho de Santiago de Compostela, o retorno .:.

Nestas férias "resolvi resolver" uma problema que tinha desde 2019 com "El Camino de Santiago de Compostela"!

Em 2019 fiz de bike o Caminho completo, porém quebrei feio logo no 1º dia:

Saindo de Saint-Jean-Pied-de-Port sentido Roncesvalle os 7 primeiros quilômetros são bem pesados em termos altimetria, principalmente para quem não está preparado fisicamente e ainda bebeu "um pouco" no dia anterior, então qual o resultado? 

Cãibras infinitas nas duas pernas e praticamente empurrando a bike pesada com 2 alforges lotados de tranqueiras desnecessárias, muito frio (foi no começo de maio), eu sem roupa adequada, nem luva eu tinha... o relato desse perrengue está neste link:

https://www.lullao.com/2020/11/saida-de-saint-jean-rumo-roncesvalles.html

Foi ruim mesmo e prometi para mim mesmo que nunca mais passaria por isso, que ia treinar e que um dia voltaria para fazer novamente pelo menos este trajeto de Saint-Jean a Roncesvalles ... e eis que este dia chegou, aproveitando esta viagem para fazer o L'Etape resolvi encaixar no roteiro esta "DR com os Pirineus".



Agora em 2025, devidamente treinado e sem beber uma gota de álcool no dia anterior resolvi fazer novamente este percurso e além disso adicionar num único dia o que seria o 2º dia do trajeto de 2019, ou seja, Saint-Jean-Pied-de-Port (França) até Pamplona (Espanha): 75 km, com 2.100m de subida acumulada.


Saint-Jean-Pied-de-Port
Saint-Jean-Pied-de-Port


Orisson: bom para tomar um café, uma cerveja, ou 
se tiver cansado dormir. Linda vista para os Pirineus.
Aqui quebrei em 2019 ... kkk



 



Desta vez bem poucos peregrinos no caminho
Talvez seja pelas férias, pelo calor ... não sei.




















Um grupo (boa parte Italianos) que conheci no topo do Pirineus




Roncesvalles, Espanha
em 2019 dormimos no Pilgrims' Hostel por aqui... muito bom!










Excelente restaurante:
Bar Valentin fica no Ayuntamiento Esteribar
Em 2019 almoçamos aqui ... excelente comida, 
bom para uma descansada antes de seguir para Pamplona



Faltando pouco para chegar em Pamplona


Isso é uma subida!
Desta vez doeu mais o trajeto de Roncesvalles a 
Pamplona do que subir o Pirineus.


Albergue público "Jesus y Maria" em Pamplona
Dormimos nele em 2019. Muito bom!


Já em Pamplona, linda cidade!
Estes são os famosos Pintxos, que são petiscos 
ou tapas típicos da Navarra, especialmente em Pamplona.
Excelente restaurante: Katuzarra


sexta-feira, 25 de julho de 2025

.:. Barcelona, Espanha .:.

Estivemos em Barcelona nesta viagem em julho de 2025, linda cidade! ... Tirando a parte antiga, o bairro Gótico, me lembrou muito minha linda Buenos Aires, principalmente por seus tipos de prédios, calçadas, cafés, livrarias ...





































quinta-feira, 24 de julho de 2025

.:. Bike: Provinha na França - L'Etape du Tour 2025 .:.

Este ano fiz novamente o L'Etape du Tour, uma prova top que ocorre todos os anos na França, em que eles pegam numa das semanas do Tour de France, uma das etapas e fazem uma prova para os amadores.

Agora em 2025, de volta: minha prova ocorreu dia 20 de julho sendo equivalente a Etapa 19 do Tour de France que ocorreu no dia 25 de julho. Trajeto duro de praticamente só subidas, digo que foram somente 3 subidas.

Vamos a logística para a prova:

Pegamos um voo até Genebra (teve escala em Madrid), de Genebra são 40km até a cidade onde ficamos: Annecy, já na França. O que sempre dá trabalho nessas viagens é o transporte do mala-bike, aquilo ali é um inferno, no aeroporto tem que despachar no lugar para malas especiais, paga caro por isso, além de que você tem que alugar um carro grande para caber aquele caixote gigante. Eu consegui um mala-bike da Thule, super top: "Roundtrip Transition", você não precisa desmontar toda a bike, somente as rodas e guidão, maaaasss ... o bicho é grande: alugamos um VW Touram (feio pra kct, mas grande) coube, mas mesmo assim espremendo. Lado bom: a montagem da bike foi super simples, não dependi de ninguém, pois como não precisou desmontar o cambio... tranquilo.




Onde Ficamos:

Optamos por fazer a logística, hotel, traslado, tudo por nossa conta, não contratamos nenhuma agência porque ia ficar muito caro e inviabilizaria a viagem.

Escolhemos Annecy como base neste período pré-prova e prova; não é tão próximo da largada, mas foi o que deu para conseguir até porque precisávamos ficar num lugar com uma certa estrutura para poder passear um pouco já que fui com a família e eles também tem que aproveitar esses dias. Já em relação a distância até a cidade da chegada foi mais complicado, pois La Plagne fica a uns 80km de Annecy, ou seja, no dia da corrida sofri um pouco dentro do carro, além de que deu maior trabalho para minha esposa chegar até lá. Até tentamos algum hotel em La Plagne, mas nada de disponibilidade. 

Mas valeu a pena, Annecy é perfeita para o ciclista como descrevi nestas duas postagens:

https://www.lullao.com/2025/07/annecy-franca.html

https://www.lullao.com/2025/08/annecy-franca-duas-montanhas-tops-para.html


Pré-prova:

Annecy tem uma mega ciclovia e montanhas por todos os lados, então cumprir a planilha de treinos foi hiper fácil. 


Dia da Prova:

Acordei cedo: 4 da manhã, tomei café no quarto do hotel (já que o hotel está pouco se ferrando se você vai participar de algum evento), me arrumei, acordei minha esposa e meu moleque coloquei eles e o caixote no carro e partimos. Como as estradas já estavam sendo fechadas por causa da prova, o Waze nos mandou ir por algumas estradinhas alternativas, cheias de curvas perigosas, mas beleza, chegamos bem, desci a bike, enchi os bolsos com os suplementos e bora aquecer.

Segundo informações largaram uns 13 mil ciclistas, ou seja, gente pra caramba, a 1ª largada ocorreu as 7h00, a minha as 7h40 e olha que larguei no grupo intermediário tinha muita gente nas largadas depois de mim. 





A prova:

Complicada!!! Mas divertida: muita gente na estrada torcendo por você: "Allez, Allez ..."

Muita subida: como falei no inicio são praticamente 3 subidas apenas... 3 subidas de 20km cada uma e 2 descidas. No Brasil não existem subidas neste nível, talvez algumas em Campos do Jordão, mas que para mim que moro em São Roque, fica quase impossível (sai caro) ir treinar lá, então treinei por São Roque mesmo que tem uma pegada totalmente diferente: aqui são duras, inclinadas, mas curtas ... lá são subidas de 8-10%, porém de 17-20 km.

França show de bola! ... paisagens lindas e bucólicas, bem Tour de France, subidas zig-zag, geleiras ao fundo, muito legal mesmo.

Minha estratégia era simples ... não gastar muito no começo para sobreviver até o final e foi assim que terminei, sofrendo muito com ameaças de cãibra, principalmente na ultima subida: La Plagne em que cada km percorrido era uma vitória.

Valeu realmente a pena, obviamente não é nada barato, mas é uma experiencia única que se você (que gosta de bike de estrada) tiver oportunidade, aproveite! Garanto que ir para a Disney não sai muito diferente em termos de custos.






quarta-feira, 23 de julho de 2025

.:. Annecy, França, 2 montanhas tops para escalar de bike de estrada .:.

Como falei no post anterior Annecy é uma cidade perfeita para quem quer pedalar, tanto na estrada, quanto de MTB ou mesmo se utilizar da bike para seu dia-dia.

Abaixo algumas fotos de duas montanhas que subi lá antes da prova do L'Etape França.

Col de la Forclaz









Col Semnoz par Sevrier

Montée du Semnoz e Col de Leschaux