quarta-feira, 27 de outubro de 2010

.:. Feriado estranho na Argentina .:.

Hoje seria um dia calmo aqui na Argentina, feriadão, CENSO, isso mesmo, aqui foi decretado feriado hoje, 27/10/2010 para que nossos “hermanos” façam o CENSO, censo que no Brasil leva meses, aqui eles prometem fazer tudo num único dia; sinceramente... acho difícil ou mesmo questionável como isso é possível. Aqui no prédio onde moramos, fomos entrevistados por volta das 12:00, eu nunca tinha sido entrevistado pelo CENSO, nem no Brasil; achei esquisito a “menina” que te entrevista e preenche o papel (pois é, aqui ainda é no papel) utilizar um lápis, sério, um lápis. Para que? Para poder ser apagado e corrigido mais tarde? Não sei, como te digo: muito estranho! Aqui os institutos de estatísticas não são confiáveis, o nosso IBGE no Brasil, aqui se chama INDEC (INSTITUTO NACIONAL DE ESTADISTICA Y CENSOS DE LA REPUBLICA ) e é ele que calcula a inflação e como se pode confiar num instituto que divulga uma inflação de 9% em 2009, sendo que a inflação real ultrapassou os 30%? Sem comentários...

Bem, voltando ao feriadão tranqüilo: seria tranqüilo, se não fosse a notícia que tomou conta da televisão Argentina por volta das 11:00 hrs da manhã: “Morre ex presidente Nestor Kirchner”; marido da atual presidenta Cristina Fernandez de Kirchner, sendo que na realidade quem mandava mesmo era ele, aqui na Argentina seria um tipo de ditadura maquiada “kirchnerista”, a família já está no poder a 2 mandatos  (Não muito diferente do que vai acontecer no Brasil com a vitória eminente da Dilma) e a idéia seria que na próxima eleição ele voltasse oficialmente ao poder. Causa mortis: "morte súbita", estava descansando o feriado em "El Calafate", na Província de Santa Cruz (Patagônia), foi levado para o hospital, mas não conseguiram ressucitá-lo.

Portanto, o que seria um dia tranqüilo, sem movimento nas ruas, já está tomando outros rumos, a Praça de Maio, tradicional reduto de manifestações políticas, protestos, já começa a encher de gente esperando a chegada do corpo do ex presidente, que, aliás, teoricamente acho que nem vai passar por aí, pois normalmente os presidentes ou ex presidentes são velados no Congresso Nacional e o enterro acredito que será na Província de Santa Cruz, reduto político original dos Kirchner´s.

Foto do Jornal "Clarin"

O que acho engraçado como a morte tem o poder de apagar tudo, principalmente as coisas ruins que as pessoas fizeram; exemplo claro disso é o próprio Kirchner, que até ontem era execrado pela mídia argentina, hoje é tratado como um santo, um “grande estadista”; aqui em Buenos Aires é muito cômico, a cada 10 pessoas que você perguntava se votou na família Kirchner, 11 te respondiam que NÃO!! Que são contra o “Kirchnerismo”. Conhece essa história? No Brasil pergunta se algum brasileiro votou no Collor em 1989? Seguramente a resposta será a mesma dada por nossos amigos portenhos.

Voltando ao assunto de como a morte apaga o passado obscuro das pessoas um outro exemplo claro está aí mesmo no Brasil: ontem morreu Romeu Tuma, você já pesquisou a fundo quem foi esse senhor? Te garanto que a história dele não se resume a ter sido um senador pelo que me lembro por pelo menos 2 mandatos. E antes disso? Ninguém na mídia volta ao passado dele e vai a fundo sobre a história por de trás desse conhecido Senador Corintiano... ninguém comenta que ele fazia parte da estrutura que perseguia e torturava pessoas que eram contra o regime militar que se iniciou em 1964. Ué porque ninguém se lembra disso? Só se lembram dos “grandes feitos” dele, como por exemplo, ter descoberto a ossada de Josef Mengele? Pois é essa é a história que é contada como convém.

Bem agora a tarde vamos dar uma volta por Buenos Aires, tirar umas fotos, curtir esse feriado meio estranho,  meus pêsames a Cristina e família e muita sorte aos Argentinos, porque eles precisam, um povo sofrido, que protesta, protesta e não consegue ter os mínimos direitos. Quarta-feira, 27/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!