quinta-feira, 8 de setembro de 2011

.:. Roteiro de "velharias" (antiquários) em Buenos Aires .:.

Buenos Aires é a cidade dos antiquários!!

Pra mim que sou uma pessoa que vive do passado, tudo isso aqui é uma tentação, tem antiquários ou como se diz “mercado de pulga” por todos os lados da cidade, porém muito cuidado, velharia é velharia, portanto não tem garantia: antes de comprar, observe bem, teste, apalpe, cheire, conheça bem o produto que está comprando, eu mesmo já me dei mal algumas vezes por comprar as coisas as pressas, no impulso e quando chego em casa o negocio não funciona direito; outra dica, NEGOCIE, falo um pouco sobre isso abaixo,  sempre vale a pena pechinchar, você verá que os argentinos não curtem muito gente que fica pedindo desconto... mas vale a pena tentar:

Abaixo um pequeno resumo de alguns lugares onde concentram uma grande quantidade de antiquários:

1) San Telmo: talvez o mais conhecido de todos, ali nós que moramos aqui em Buenos Aires chamamos de “esquema Turistão”, ou seja, o lugar onde você encontrará o maior índice de turista por metro quadrado, e principalmente brasileiros. O que isso significa?

Resposta: preços caríssimos.

Na Praça Dorrego aos domingos você encontrará um mundo de barracas de antiguidades com muitas coisas legais, mas tome cuidado com falsificações, principalmente as famosas “garrafas de água gaseificada” e também muito cuidado em comprar máquinas fotográficas, aliás, se não for com fim de decoração NUNCA compre máquinas fotográficas em antiquários que vendem de tudo, compre em antiquários que só trabalham com produtos para fotografia, se você quiser o endereço eu conheço vários por aqui.

Além das barracas na praça na avenida La Defensa você encontrará também várias lojas, além do famoso mercado de San Telmo que tem várias lojas de coisas antigas.

Negociar em San Telmo é uma coisa muito difícil, os vendedores argentinos são horríveis de negociação, nem a pau não abaixam o preço...

Como chegar: a melhor maneira é perguntar onde fica a Feira de San Telmo: TODOS os argentinos conhecem.
Horario: Domingo desde manha cedo até mais ou menos as 18:00hrs











2) Estação Barrancas do Trem de la Costa: lugar “show de bola”, na minha opinião, o melhor custo/benefício: lá você não encontrará “taaaantos” turistas como em San Telmo. Eu tenho feito algumas aquisições nesse lugar e gostei. É um local mais fácil de negociar, não tem aquele tumulto como em San Telmo, além disso, a região é muito gostosa, dá para você ir almoçar num restaurante na beira do Rio de la Plata, tomar algumas cervejas Quilmes, se “emborrachar”  (embriagar) e depois todo empolgado passar nessa feira e comprar alguns produtos (foi assim que eu fiz e te digo funcionou...rsrsrs).

Achei bem mais fácil de negociar nesse lugar do que em San Telmo e você encontra de tudo, o único problema é que achei um pouco desorganizado em relação a exposição dos produtos, se você procura alguma coisa em específico tem que ter uma certa paciência e procurar, muitas vezes no meio da bagunça. Outra dica tome cuidado com eletrônicos, pois eles ficam dia e noite dentro dos stands (tendas) e não sei que tipo de proteção tem quando se chove muito.

Como chegar: Pegue o trem no terminal Retiro com destino a Mitre, vá até a última estação (Mitre), antes de sair da estação... suba na escada rolante com destino a estação do Trem de la Costa, compre a passagem (AR$16,00 Pesos para turistas) e desça na estação Barrancas, o antiquário fica quase na plataforma da estação.
Horário: bem ... eu sempre fui lá aos finais de semana, mas acredito que funcione todos os dias, durante todo o dia.











3) Puente Maipu (http://www.puentemaipu.com.ar/)  outro lugar bem legal, está localizado dentro da Estação Maipu do “Trem de la Costa”, ali as coisas são mais organizadas, é um mini shopping de antiguidades com muitas variedades, acredito que no total deve ter umas 15 lojas. Nesse final de semana comprei uma rádio-vitrola muito linda, da década de 50, fui muito bem atendido, certo que tive um probleminha com a vitrola e tive que voltar lá durante a semana, mas tudo se resolveu.

Como chegar: Pegue o trem no terminal Retiro com destino a Mitre, vá até a última estação (Mitre), antes de sair da estação... suba na escada rolante com destino a estação do Trem de la Costa... não tem erro... você já estará dentro deste “mini-shopping de velharias”







Nesse final de semana irei conhecer o “Mercado de Pulgas de Palermo”, que sinceramente eu nem sabia que existia, então vamos e depois escrevo aqui se vale a pena ou não.

Além desse em toda cidade há um montão de lojas que vendem coisas antigas, principalmente dentro das galerias, e como tem galerias nessa cidade... se vier para cá, tiver tempo, não perca tempo... entre em cada uma delas... você irá se surpreender com tudo que pode encontrar ali.

Alguns links com endereços dos antiquários em Buenos Aires:

http://www.todoar.com.ar/r/Buenos-Aires/Antiguedades/
http://www.guiadelmercosur.com/region_20_buenos-aires--capital-federal_rubro_158_antiguedades.html


BOAS COMPRAS!!!

8 comentários:

  1. Interessante sua viagem! quando estiver em São Roque venha pedalar com a gente!
    um abraço,

    ............__@
    ..........._\ >_
    _______(_)/(_)_____www.taxabike.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Marguitcho ... obrigado pelo convite ... vou sim... eu acompanho o blog dos Taxabike ...

    ResponderExcluir
  3. Lullão bom dia!

    Boa dica, gostaria de lhe oferecer uma também, é um equipamento que ajuda e muito na análise de antiguidade entre outras aplicações:

    http://dinolitebrasil.blogspot.com.br/2012/05/colecionadores-dentro-do-universo-dino.html

    Muito obrigada, abraços!

    ResponderExcluir
  4. poxa, muito legal as dicas, ja possui informaçoes do pulgao.... posta o link aki... obrigada...

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber se há um post sobre o mercado de pulgas de Palermo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fernanda ... eu acabei na época não escrevendo sobre isso ... nem sei pq já que fui tantas vezes lá ... inclusive... um lugar excelente para se comprar lustres (novos) ... comprei o meu e trouxe para o Brasil tranquilamente em caixa fechada (muito bem embalada)
      Acabei achando alguns links que falam sobre o mercado de pulgas de palermo:
      http://viajeaqui.abril.com.br/blog/direto-buenos-aires/mercado-de-las-pulgas/

      http://aquimequedo.com.br/2011/10/14/novo-mercado-de-pulgas-o-mapa-do-tesouro/

      Excluir
  6. Lullão! Que lindo poste. Pena que só vi agora, mas espero anciosamente sua resposta. Há algum lugar específico que possa indicar para equipamentos fotográficos? Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Você sabe se os antiquários estarão abertos no Natal?

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!