segunda-feira, 22 de agosto de 2011

.:. Conhecendo Buenos Aires de Bike .:.

Uma ótima maneira de conhecer a cidade de Buenos Aires é de bicicleta; com ela você pode ir a lugares onde normalmente você não iria a pé ou de carro ou mesmo de transporte público.

Buenos Aires conta com uma rede de ciclovias que permite você a cruzar a cidade de norte a sul utilizando as “bicisendas”, aqui como são conhecidas as ciclovias, hoje um total de 25 km e com a conclusão da etapa 2 dizem que vai chegar a 100 km. Hoje por toda a cidade há bicicletários onde se pode emprestar um bike. Além disso em vários pontos há bicicletarias que alugam. No Metrô (aqui conhecido como Subté) não vi a possibilidade de se transportar a bike (nem final de semana como ocorre em São Paulo), mas nos trens há o que é conhecido como "furgón" que são vagões próprios para o carregar as bicicletas, nesses vagões não há bancos e se pode pendurar a bike como num bicicletário.

Tirando os motorista mal educados que existem aqui como em qualquer lugar, é muito fácil pedalar aqui, principalmente porque em Buenos Aires não existem subidas, a cidade é toda plana, ou seja, o esforço físico é mínimo.

Mapa de ciclovias de Buenos Aires

Nas ultimas semanas fiz dois roteiros distintos, no sábado 06 de agosto eu e a Debora fomos para no norte de Buenos Aires... contornando o Rio da Prata através do que chamam “Costanera Norte”, aí por opção nossa não fomos pela ciclovia, pois para ir pela mesma eu deveria seguir pelos Bosques de Palermo e nós queríamos contornar o rio. O único problema foi conseguir chegar a Costanera, ali é zero de segurança, e os motoristas não respeitam mesmo o ciclista; chegando na Costanera foi tranqüilo, passamos em frente o aeroporto (Aeroparque), cruzamos a cidade universitária e depois voltamos para a avenida Del Libertador até Olivos (já fora da Capital) quando entramos num parque que aparentemente ainda está em construção (não me lembro o nome do parque). Depois de passar em frente a casa da Presidenta Kichner viramos a direita seguindo o rio e paramos para comer num restaurantinho simples mas muito gostoso que fica no “Puerto de Olivos”. De lá seguimos pelo caminho do conhecido “Tren de la Costa” aí já tem um ciclovia de verdade até San Isidro cidadezinha que vale a pena conhecer, se você tiver tempo, almoce por lá, vá bem cedo e escolha um dos muitos restaurantes, alguns em frente ao Rio da Prata. Outro ponto turístico bem legal é a feira de antiguidades que há junto a estação de trem: Barrancas (é uma estação antes de San Isidro) ... se você conheceu e gostou da feira de San Telmo, seguramente vai gostar mais dessa ... vale a pena conhecer!!!

Em frente ao Rio da Prata


Minha criança



Não consigo entender como tem gente louca no mundo que vai pescar nesse rio... 


Debora encarando a pedalada


A USP dos portenhos ... Cidade Universitária - Universidade de Buenos Aires


Mais uma da USP portenha...


Depois do Almoço no Puerto de Olivos



Este é o "Puerto de Olivos"


Em San Isidro





Na volta fizemos o mesmo caminho até Olivos, quando pela questão de tempo, já estava anoitecendo... optamos por voltar pela avenida Del Libertador ... aí novamente ficou complicado devido a falta de educação dos motoristas portenhos, fomos nesse sofrimento até chegar ao Estadio do River Plate, quando começa a ciclovia que corta Nuñes, Belgrano e Palermo. Tirando esses pequenos inconvenientes a viagem foi como se diz aqui: “fue tranqui” ...

Shopping em San Isidro, junto a estação do "Tren de la Costa"




54 Km rodados


Hoje, segunda-feira 22 de agosto, feriadão aqui em Buenos Aires, mesmo com somente 2 graus de temperatura criamos coragem, colocamos todas as blusas possíveis e saímos com a bike... e te digo: tava MUITO FRIO!! Dessa vez fomos para o sul da cidade: até Puerto Madero. Esse caminho foi bem mais tranqüilo que para o norte, pois além de ser mais curto, é praticamente todo coberto por ciclovias.

Chegando a avenida Del Libertador você vai em segurança até o início de Puerto Madero, ali a ciclovia se desvia, então optamos por ir contornando o rio e para isso passamos por dentro dessa nova cidade: Puerto Madeiro; ali é um outro mundo, totalmente diferente da Buenos Aires central que conhecemos, é uma cidade ainda em construção, com prédios modernos e altos, todos novinhos e muitos ainda desocupados, pensar que aquilo ali a 20 anos atrás era um lixo até que veio essa proposta de reestruturação que segue até hoje. Na parte de trás do bairro tem uma reserva ecologia que se pode percorrer de bike, são aproximadamente 10 km (trajeto mais longo), que contorna uma área que entendo um dia ter sido parte do Rio da Prata, é muito interessante saber que boa parte dessa região foi aterrada, tanto que se você começar a reparar verá que toda a atual margem do rio é composta por pedaços de pedras, entulho... judiação de ver ...

Muito frio ... 2 graus




Parque Ecológico ...





Olhando isso não podemos imaginar que estamos a 5 Km do centro de Buenos Aires

Puerto Madero, vista de outro perfil ...







Tive que comprar essa espécie de lenço ... muito interessante para usar nesse frio


Lindo bairro...

Buenos Aires, a cidade das esculturas ... por onde você anda você encontra várias delas... uma pena que é tudo desorganizado e mal cuidado, essa é uma exceção, talvez por estar em Puerto Madero

Parece París?








Parece um bandido...








No total do meu apartamento até esse lugar foram 13km ... sendo que rodamos hoje um total de 37km.
Nosso próximo passeio será até Tigre... mas para isso preciso comprar alguns acessórios para suportar melhor o frio que está fazendo aqui ultimamente.

E de almoço?

... Nada como um bom "Choripan" (pão com linguiça ... diet) ... por apenas ARG$16,00

2 comentários:

  1. Eh lá... tava indo tão bem! :(
    Tinha que terminar em morte? rsrs

    ResponderExcluir
  2. caramba, você sempre tem que depreciar algo né.
    volta pro brasil, aqui tudo está em bom estado de conservação.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!