segunda-feira, 25 de julho de 2011

.:. Tango em Buenos Aires ... Minha Opinião .:.

Hoje falarei um pouco sobre o Tango de Buenos Aires. Aqui temos "Tango" e "Tango Show" ... qual a diferença entre um e outro? Existe diferença?

Sim existe muita diferença!!

O Tango tradicional de Buenos Aires em nada tem haver com o Tango Show que foi feito específicamente para turistas. O Tango tradicional é realizado em lugares pequenos, dificilmente você encontrará turistas e os que frequentam na sua maioria são pessoas entendidas no assunto e extremamente fanáticas.

Conheci aqui em casa um senhora portenha que falava do Tango com um amor, uma paixão, que impressionava; ela com uns 65 anos de idade ainda saía todos os sábados para dançar e falava com total desdenho do povo que as vezes ia ao salão e dançavam mal. Fui um dia a um desses shows e me senti meio envergonhado, porque além de dançar mal, eu danço MUITO mal ... rsrsrs.

Agora o "Tango Show", esse foi feito especialmente para os brasileiros que frequentam Buenos Aires, você não precisa saber dançar, é só saber beber, comer e não ter a noção de que está sendo explorado por "nuestros hermanos porteños" ... eles SEMPRE vão tentar ter vender a famosa "cena show", que nada mais é jantar antes de começar o show, só que tudo tem um preço: te dou um exemplo: fomos ao famoso "Senhor Tango", talvez um dos mais conhecidos de BsAires: uma "cena show" saia $500 (Pesos) ... sem "cena show"  $170 (Pesos) ... agora me diga o que tem de tão especial nesse jantar? NADA!!! É uma comida normal, com uma garrafa de vinho (meia-boca) inclusa. O show é muito bonito, mas como dizem os "caiçaras" locais (portenhos): "tango show" é um esquema "hollywoodiano" ... lindo de ver, mas que nada tem haver com o Tango de verdade.

O que recomendo?

Recomendo que o turista tem que ir sim ao "Tango Show", por mais que saia "um pouco... muito" do verdadeiro tango ... o espetáculo vale a pena. Agora as dicas principais:

1) Nunca compre a "Cena Show", com o dinheiro que gastaria para jantar no local do tango, você pode ir num ÓTIMO restaurante, aqui se janta tarde, então você fazer uma reserva para as 0:00hrs não é problema algum. É isso que faço todas as vezes. Faço uma reserva num restaurante como "San Juan", como uma ótima comida acompanhada por um excelente vinho e ainda economiza uma grana; lembre-se: o pessoal sempre vai tentar vender o jantar: RESISTA.

2) Não peça água ou qualquer outro tipo de bebida, pagar $30 (Pesos) uma água é um assalto a mão armada; só mesmo se tiver morrendo de sede e não possa esperar;

3) Pesquise antes e não caia na conversa do povo que vende o tango na Florida ou mesmo dos recepcionistas do hotel; o que não faltam aqui em BsAires são casas que fazem o "Tango Show"; não fique desesperado se eles te falarem que não há mais disponibilidade, procure outro, todos são muito parecidos, alguns maiores, outro menores. Outra dica: cuidado quando compra o Tango Show já no Brasil: eu não recomendo fazer isso.

4) Antes de ir ao Tango Show, dá uma pesquisada no Google e Youtube, conheça um pouco a história do tango, das músicas, afinal ir por ir ... acho que não vale a pena ... você tem que saber pelo menos que Alfredo Le Pera era o letrista das músicas de Carlos Gardel e que "Le Pera" era brasileiro, que nasceu no bairro do Bixiga em São Paulo ... (você sabia disso?)

Agora se você tiver um tempinho mais ... minha principal recomendação: vá conhecer um tango tradicional ... sem toda a pompa de um Tango Show ... ali você conhecerá o verdadeiro porteño apaixonado pela sua música!!!



Um comentário:

  1. Que bom que voltou a escrever, estava sentindo falta!
    Faltou pouco para ir te visitar, fomos de Foz do Iguaçú para o Rio Grande do Sul pela Argentina! rsrs.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!