terça-feira, 2 de novembro de 2010

.:. Dicas para quem quer VIAJAR de TREM pela ARGENTINA - Parte 1 .:.

Para quem gosta de viajar de trem como eu, e está ou vai para a Argentina, e claro tem tempo para uma viagem mais demorada, uma boa opção (além de barata) é ir de trem, sim, trens parecidos com aqueles mesmos trens que tínhamos em São Paulo, que iam desde a Estação Julio Prestes até Assis, Presidente Epitácio, trens com restaurante (que aqui chamam de “comedor”), enfim bastante confortáveis, pois é... aqui eles ainda funcionam para alguns lugares ... e se você tiver um pouquinho mais de “Plata” pode até ir no vagão dormitório e ter um quarto só para você.
Esses dias fiz uma viagem de Buenos Aires a Cordoba, saiu do terminal Retiro, as 20:00 hrs e chegamos a Cordoba, a por volta das 11:00 hrs, foram 13 horas viajem, pagamos se não me engano $95,00 por pessoa (R$ 47,00), eu sempre divido o valor do Peso Argentino por 2, em resumo, bem mais barato que ônibus e posso dizer que em relação ao “Trem da Morte” na Bolívia ele é muito confortável, tem calefação no inverno, ar condicionado no verão, é certo que balança bastante, mas são poltronas confortáveis e espaçosas e quando você está um pouco entediado, vai até o vagão restaurante e toma um café, come uma “media luna” e assim passa o tempo rapidinho. Pena que nesse que fui não tinha cerveja, porque é muito bom tomar uma cervejinha no vagão restaurante e só curtindo a paisagem, ...quando viajava de trem por São Paulo sempre fazia isso...

Opção 1: Sul

Pelo que andei pesquisando há várias outras opções além desta, há uma linha que vai de Buenos Aires para litoral argentino: Mar Del Plata e outra para Bahia Blanca (mais ao sul), que pelo que entendi a companhia que faz esse trajeto é a: Mar Platense, que sai as sextas-feiras, as 18:25 hrs (vou confirmar se é esse horário) do terminal Constituición, com uma tarifa de $90,00 (R$45,00), o site para nós brasileiros é um pouco confuso, não é bem claro exatamente a hora que sai e a hora que chega ... vou investigar diretamente na estação de trem e depois coloco mais informações.

Se quiser conhecer um pouco da história dessa ferrovia, você pode acessar diretamente o site: http://www.ferrobaires.gba.gov.ar/HTM/Historia%20Marplatense.htm

Abaixo tem o site onde você pode, diretamente consultar os trajetos, paradas e os horário (que como disse, são confusos)




Informações para contato:

Por e-mail:
Por telefone, lembrando que o código para discagem desde o Brasil para a Argentina é 0054:
Tel: (011) 4304-0028 / 3165 / 0031 / 0038

Endereço da Estação Constituición:
Hornos 11 1°Piso - Ciudad Autónoma de Buenos Aires - C1154ACA

Opção 2: Norte

Outra opção é ir para o norte da Argentina até a cidade de Posadas, já próximo ao Paraguai, pelo que li numa revista de turismo esse trajeto leva mais de 24 horas de viagem, mas é muito interessante. Esse trem parte da Estação Federico Lacroze, que está localizada no Bairro de Chacarita, que você pode facilmente chegar por metrô pela linha B, partindo de frente do Obelisco.

Eu sinceramente se tivesse com minha mochila e disponibilidade de tempo, faria o inverso, viria do Brasil e entraria na Argentina por Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, que faz divisa com a Província Argentina de Missiones ou Província de Corrientes e seguiria com esse trem até Buenos Aires. Perceba no Mapa abaixo que há várias cidades argentinas por onde passa esse trem que estão praticamente na divisa com o Brasil, ou seja, “facinho”...

O site para consulta é: http://www.trenesdellitoral.com.ar/
Eu não tenho agora exatamente os valores, mas nessa revista de viagens que comprei aqui na Argentina fala direitinho os valores e inclusive dá alguma dicas para quem vai viajar com esse trem. Vou ver e coloco aqui no Blog.



Informações para contato:
Por e-mail:
info@trenesdellitoral.com.ar

Por telefone, lembrando que o código para discagem desde o Brasil para a Argentina é 0054: 

Estação Lacroze:
Telefone: (11) 4554-8018
Horario: Lunes a Sábados de 8:30 a 20:00

Estação Posadas:
Telefone 03752-436076
Horario: Todos os días de 8:30 a 13:00 e de 16:00 a 20:00


10 comentários:

  1. Boa noite,

    Eu consigo pegar esse trem em qual cidade no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, esses trens partem todos da Argentina, nenhum tem conexão com Brasil.
      O que você pode fazer é ir de avião ou onibus até a divisa da Argentina com o Brasil ... entraria na Argentina por Missiones até Posadas e de lá pegaria esse trem até Buenos Aires.
      DETALHE IMPORTANTE: ESSE POST É DE 2010, OU SEJA, HOJE NÃO SEI SE ESSE TREM AINDA ESTÁ EM ATIVIDADE. RECOMENDO PESQUISAR.
      Abs!

      Excluir
    2. Eu evitaria Missiones... fiz essa experiencia e posso alertar quanto a isso. Ali tem uma duana de caminhões mas é muito ruim pra conseguir carona. Eles tem uma parada de caminhoes que chamam de "praia", mas é bem chato de conseguir carona, é unanime entre os caminhoneiros dali que o melhor lugar pra entrar na Argentina e conseguir carona é por Paso de los Libres. O careca mochileiro aqui tentou entrar por Missiones e fraquejou na missão kkkk Abraços amigos, e buenas rutas!

      Excluir
  2. Muito legal as informaçôes sobre viajar de trem na Argentina, eu adoro trens pelo mundo. Ainda nao conheco o interior da Argentina mas como estou me programando pra viver uma temporada por Buenos Aires vou seguir teu blog e ir pegando dicas. Tbm tenho um blog de promoçoes de viagens. Obrigado pela dica, vou aproveitar muito!

    ResponderExcluir
  3. Ola...
    estarei em B.A no dia 30/05 e eu e meu namorado iremos para o norte. Pelo que estou pesquisando as opções são poucas e caras. Você pode me ajudar, por favor?
    Trem para Tucuman.. somente as segundas e sextas?
    onibus são caros mesmo?
    seria melhor fazer paradas do que ir direto?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, boa tarde, tudo bem?
      Desculpe não poder ajudar, pois não moro mais na Argentina (voltei em 2011), portanto não estou mais atualizado com as opções de viagens de trem pelo pais.
      Eu acredito que não tenha trem até Tucuman. Eu fui de trem até Cordoba, mesmo esse não sei se ainda existe.
      Em relação a ônibus na época que vivia lá não era caro (logicamente não tão barato qto ao trem) ... eu mesmo voltei de ônibus de Cordoba, de Mar del Plata, de Bariloche...
      Se tiver informações e quiser compartilhar comigo agradeço
      Abraço,
      Luciano

      Excluir
    2. O de Buenos Aires/Retiro para Córdoba foi reinaugurado por Cristina Kirchner no final de seu mandato com trens chineses novinhos e modernos!! SE O BANDIDO DO MACRI NÃO DESCONTINUOU!!

      Excluir
  4. Obrigado pelas informações! Estou em Santa Fé e vou para Buenos Aires de Gálvez 👉 e depois sigo até Bariloche, só preciso saber como faço para chegar ao terminal de Constitución. Se souber alguna coisa, avisa aê! 120% obrigado! Douglas Richarht

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de fazer uma viagem de trem pela Argentina, excluindo Córdoba e Mar del Plata pois já conheço. Gostaria de outra sugestões de Trem e que não passe de 6 horas de viagem. É possível?
    Obrig., Victorio Cy

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE IR A USHUIA, SE PODER VIAJAR DE TREM PELA ARGENTINA SERIA FANTÁSTICO, ALGUMA DICA

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!