domingo, 12 de setembro de 2010

.:. Educação .:.

Fico pensando... o que é EDUCAÇÃO? ...É um palavra tao ampla, mas que depende de atitudes individuais e pontuais de cada um de nós; educação não é só ir a escola, aprender ler, escrever, falar direito, fazer faculdade, uma pós-graduação, mestrado, doutorado... Não é só isso, e as vezes confundimos as coisas, achamos que só porque uma pessoa é estudada ela tem educação.
Cada vez mais me convenço que não! Tenho visto algumas aberrações aqui em Buenos Aires, que claro não acontece só aqui, no Brasil também se passa e essas atitudes sinceramente me revoltam; senhores e senhoras, bem arrumados, eles de gravata, elas de traje social, fumando um "cigarrinho" e para onde vai a bituca? Estudantes no metrô, no ônibus, pseudos-intelectuais lendo Karl Marx e/ou outros títulos, que se fazem de estátua quando entra uma pessoa idosa; pessoas com um "puta" carrão, param no semáforo e o que fazem? Arremessam a garrafinha de água. Em resumos status social ou "intelectual" nada tem haver com a verdadeira educação.
Nós no Brasil entendo que melhoramos muito nisso, ainda estamos a anos luz de ser "1° Mundo", más certamente melhoramos. Aqui em Buenos nem mesmo o governo impõe regras que obrigue as pessoas a respeitarem o seu próximo, entendo que as pessoas por si próprias já deveriam agir com respeito, mas já que não respeito, o poder público deveria exigir isso delas.
Um exemplo interessante que está acontecendo agora, nesse instante: estou escrevendo esse texto dentro de um ônibus "coletivo", cheio de gente, pergunte se há algum banco marcado para idosos deficientes? Nada!!! Depende da boa vontade das pessoas; pergunte se algum dos passageiros se levantou e deu lugar a duas senhoras que entraram? Nenhum! Eu levantei e dei o meu lugar, e adivinha o que escuto? "Você não é daqui né?" Repondo: "Não", com aquele "sotaque portunhol" ... A Senhora responde: "ahá ... entendi... é por isso que você me deu o lugar... você não é daqui, porque aqui não se tem o costume de se dar o lugar aos mais idosos"... Particularmente acho isso um pouco exagerado, não se pode generalizar, e acho que também nós brasileiros temos muito que melhorar, mas ja iniciamos algo, coisa que aqui ainda está devendo... Isso é um processo evolutivo... não sei o que se passa na cabeca de alguns povos, talvez um ar de superioridade que os impedem de refletir e admitir que precisam evoluir e melhorar, melhorar no básico, e o básico do básico é ter educação. Espero que um dia todos nos cheguemos lá.

2 comentários:

  1. É... o que mais me deprimiu quando comecei a dar umas aulinhas como eventual foi justamente isto: a falta do básico do básico, que é o respeito. O respeito pelos mais velhos, pelo próximo, pelo meio em que vive... ... ... Mas, se deixarmos de acreditar em mudanças qual será o sentido da vida?

    ResponderExcluir
  2. É Lulão, não sabia que nossos "hermanos" também eram, em matéria de educação, "muy malos". Eu os acreditava muito mais, digamos, europeus, que os jagunços cá da terrinha brasilis.
    Acho que não só nós, como muitos países considerados "primeiro-mundo", temos muito que aprender com as culturas ditas "primitivas".Principalmente no quesito RESPEITO, a que se refere seu amigo gi vegan em seu comentário(muito feliz, por sinal).

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!