sábado, 19 de junho de 2010

.:.Reflexão Ferroviaria .:.

Ca estou eu aqui viajando com destino a Cordoba, serao 14 horas de viagem, das quais se foram apenas 4 ou seja restam ainda 10 horas. Mas e muito bom viajar de trem, confortavel, espacoso, se voce se cansa de ficar sentado pode dar uma volta, tomar um cafe no vagao restaurante, enfim, show de bola, me faz lembrar das muitas vezes que viajei de trem no Brasil, quando ainda existia trem de passageiros: Sao Paulo, Assis, Laranjal Paulistas, etc, bons tempos esses... Eu, filho de ferroviario, nao pagava nada, era muito bom!!!
Agora pergunto: Porque no Brasil nos esquecemos desse valoroso meio de transporte? Porque nao ha investimento algum por parte dos governantes brasileiros para se ter uma malha ferroviaria digna de um pais que se auto intitula: "rumo ao 1. Mundo"?
A resposta esta com os proprios politicos e o maldito "loby" ou "lob", como queiram... Esse jogo de interesses que existe: empreiteiras, empresas que administram pedagio, empresas que fabricam caminhoes, sei la, parece teoria da conspiracao, mas nao vejo outra resposta, so pode ser isso, ou alguma coisa parecida com isso.
Para mim o trem e um transporte de 1. mundo, tanto de passageiros como de carga. Imagine quantos caminhoes deixariam de circular diariamente em Sao Paulo se 40% das cargas que cruzam Sao Paulo fosse transportada por trem? Quantos onibus deixariam de circular diariamente em Sao Paulo se tivessemos trens de qualidade vindo do interior do Estado? Quanto de pedagio deixariamos de pagar diariamente se tivessemos opcoes de trem? Aha... Ai pode estar o problema: "deixar de pagar", "pedagio", "interesses financeiros"...
Para se ter uma ideia no vagao onde estou cabem 54 pessoas, se multiplico isso por 8 vagoes que e o tamanho desta composicao sao 432 lugares, se divido isso por 42 lugares que e o que cabe normalmente num onibus serao 10 onibus a menos rodando. Podemos ir mais longe ainda, se considerarmos uma "media" de duas pessoas por carro que todo dia viaja de cidades do interior para Sao Paulo a trabalho, poderiamos tirar de circulacao 216 veiculos, imaginem 216 vericulos a menos circulando, que nao pagariam pedagio (surgiu de novo assunto do pedagio, nao sei porque...), que nao poluiriam, que nao causariam congestionamento, etc. Parece pouco, mas nao e nao, a juncao de pequenos numeros formam o caos que hoje vive Sao Paulo.
Bem acho que defendendo esta tese nao estou descobrindo nem inventando nada de novo, e simplesmente logica, matematica; o que falta sao os nossos politicos que estao no poder simplesmente comecarem aplica-las, tomar atitudes concretas, visando o bem comum e nao interesses de empresarios, nao pode um prefeito como o de Sao Roque e o de Sorocaba simplesmente virem a publico e falarem que sao contra a reativar o transporte ferroviario ate Sao Paulo, alegam que "suas cidades" se deteriorarao porque se tornarao cidades dormitorios; se as pessoas vao trabalhar em Sao Paulo e porque necessitam, ou o senhor acha que e bom acordar todo dia as 5 horas da manha e pegar um onibus ou carro e enfentar quilometros de congestionamento em Sao Paulo? Senhor Efaneu, essa atitude e simplesmente retrogada, atrasada, so deixa transparecer o interesse que o senhor tem por esta cidade, que me parece ser nenhum, espero que neste restante de mandato o senhor reflita bem sobre isto: o trem e um otimo meio de transporte, feito com planejamento e qualidade so vai alavancar o desenvolvimento de nossa regiao e melhorar o bem estar da populacao, populacao esta que te elegeu e te reelegeu.
P.S.: Neste texto faltam todo tipo de acentuacao, peco desculpas, pois escrevi isto no trem indo para Cordoba (Argentina), do meu telefone celular (com ortografia em espanhol) e que nao tem acentuacao.

-------------------------------
Luciano R. Santiago
Mobile - uol

Um comentário:

  1. Realmente este jogo de interesses ferra com tudo! E não é exagero dizer "tudo". Como outro exemplo gritante podemos citar o da indústria farmacêutica... a cura de quantas doenças já devem ter sido descobertas? No entanto, é muito mais lucrativo vender remédio...
    Nunca tive o privilégio de viajar num trem de passageiros... o que é uma pena, pois adoro trem... mesmo depois de três anos "sacolejando" todos os dias (quase 2hs pra ir e 2hs. pra voltar)em vagões lotados, sujos e com intervalos absurdos entre uma composição e outra... afinal, se não fosse ele não teria $ pra pagar ônibus! rsrs.
    Córdoba... O meu querido Che (viu só que intimidade! rs) viveu aí por um bom tempo...
    Aproitem bem... vocês merecem!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!